TED Talks! Alunos e professores, alegrai-vos: Estejam inspirados enquanto aprendem uma língua, usando transcrições e legendas

Um tesouro escondido para alunos e amantes de línguas.

Este artigo apresenta uma abordagem única para alunos de níveis intermédios e avançados (e superior) a várias línguas, para ganharem exposição a material interessante na sua língua objetivo. Trata-se dum site muito popular que exibe apresentações de curta duração (geralmente menos de 10 minutos) feitas por algumas das maiores e mais famosas mentes do mundo (nem sempre ambas;) nas suas áreas de especialização. Chama-se simplesmente TED e as apresentações são chamados de "TED Talks".

Em si, o site TED não é voltado para estudantes de línguas ou educadores mas, no entanto é útil para ambos. É especialmente útil para estudantes de inglês, pois todas as conversas são em inglês. Mas também é útil para qualquer um que queira aprender as línguas mais faladas na maior parte do mundo (assim como numerosas outras menos faladas) e que querem, ao mesmo tempo, assistir a apresentações inspiradoras, engraçadas, corajosas e fascinantes, informativas, persuasivas, engenhosas e, muitas vezes, de ficar de boca aberta, sobre tecnologia, ciência, entretenimento, negócios, design e questões globais - tudo isso enquanto vão ganhando exposição à sua ou às suas línguas objetivo. Eis como e porquê...

Aprender coisas surpreendentes enquanto ganha exposição à sua ou às suas línguas objetivo.

A interface do TED tem dois aspectos principais de interesse para estudantes e professores de línguas. Primeiro, cada vídeo TED Talk oferece um número surpreendentemente grande de legendas traduzidas. Segundo, cada vídeo que foi legendado tem um diálogo transcrito suplementar que você pode usar para saltar para qualquer frase no vídeo.

Veja esta palestra chamada "3 Coisas que eu aprendi enquanto o meu avião caía" por Ric Elias. É um curto e modesto vídeo de 5 minutos sobre a experiência de Ric sobreviver a um acidente de avião no rio Hudson, em Nova Iorque e que ele aprendeu no processo. Esta palestra tem legendas e transcrições em nada menos do que 43 idiomas! Estamos falando de tudo, desde o inglês (em que a apresentação é dada originalmente), o espanhol, o francês, o alemão, etc, até ao chinês, do Azerbaijão, Telugu e ao catalão.

Nota: O recurso incorporado só permite a visualização de legendas. As transcrições estão disponíveis em TED.com

Na verdade, existem atualmente mais de 80 idiomas representados no site da TED. Isso inclui aqueles que nunca tenha sequer ouvido falar tais como o assamês, canarês e quirguiz. Eles também diferenciam entre o francês de Quebec e o da França, bem como o português do Brasil e o de Portugal e as duas variedades de norueguês (o Bokmaal e o Nynorsk). Eles também têm traduções disponíveis em esperanto!

Há certas línguas, com legendas e transcrições disponíveis para literalmente centenas de vídeos. Enquanto este artigo vai para a imprensa online, existem aproximadamente 1.000 vídeos disponíveis para árabe, búlgaro, chinês (simplificado e tradicional), francês (da França), italiano, coreano, romeno e espanhol. Os vice-campeões, não demasiado exaustos, incluem o polaco, o alemão, o português (do Brasil) e o turco, com mais de 800, o russo e o holandês com mais de 700, o japonês com mais de 600, o croata, o grego e o vietnamita com mais de 500 e assim por diante.

Como usar isso de uma forma eficaz (alunos e professores)

Uma maneira de usar isso duma forma eficaz é escolher uma conversa que lhe interessa (ou aos seus alunos) e vê-la em inglês ao ler as legendas na sua língua alvo abaixo. Em seguida estude a transcrição e aprenda o vocabulário com que não está familiarizado. Finalmente, veja o vídeo curto novamente, desta vez olhando apenas para a transcrição e acompanhando o que o orador está dizendo (ficando sobre as frases à medida que elas são ditas).

Se o inglês é a língua objetivo, também pode ver as legendas e transcrições em inglês. É realmente o mais sortudo de todos, especialmente se houver uma transcrição e legendas na sua língua nativa!

Um dos melhores recursos, é a possibilidade de premir em qualquer frase na transcrição e saltar imediatamente para essa linha no vídeo. Vá em frente, experimente.

Um tesouro orientado por voluntários da língua

Tudo isto é possível graças aos voluntários envolvidos naquilo a que se chama de TED Open Translation Project. (Na verdade, se estiver interessado em envolver-se com o TED, está convidado a tornar-se um tradutor TED).

Para encontrar imediatamente todas as palestras disponíveis na sua ou nas suas línguas objetivo, basta visitar as seções de traduções e línguas do website TED.

Tenha uma aprendizagem divertida e feliz!