Seis Modos de Aprender Línguas Grátis

Ajudas para a aprendizagem de línguas com o uso dos recursos grátis Wikimedia

Este artigo aponta seis formas úteis de usar o conteúdo da Wikipedia, Wikibooks, Wikiversity, Wikinews, Wiktionary e Wikiquotes para aprender línguas gratuitamente.

O que é destacado aqui também é ótimo para os professores porque é licenciado via Creative Commons e disponível para uso livre.

O espanhol é aqui usado como um exemplo, mas as mesmas ideias são aplicáveis a todas as línguas para as quais o conteúdo está disponível.

1) Saber Informações gerais sobre as suas línguas objetivo

Encontre informações gerais sobre uma língua, visualizando a entrada para essa língua na Wikipedia. Por exemplo, aqui está a entrada para a língua espanhola na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_castelhana

Ela contém um quantidade enorme de informações gerais, bem como detalhes sobre o alfabeto, a gramática, a pronúncia, etc..

2) Use Wikibooks e cursos Wikiversity para começar

O conselho aos iniciantes, é para que usem cursos de línguas Wikibooks grátis, a fim de estabelecer uma fundação. Por exemplo, aqui está o wikibook para aprender espanhol:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Espanhol

Outro recurso Wikimedia, com cursos de línguas é a Wikiversity, que criou um centro de aprendizagem de línguas estrangeiras dentro da sua escola de línguas e literatura.

http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Letras

Veja nosso artigo sobre Wikiversity.org aqui (em inglês).

3) Localize algum conteúdo que seja interessante para si.

Procure tópicos do seu interesse na Wikipedia na sua língua objetivo – o melhor para alunos intermédios até alunos avançados. Por exemplo, aqui está a entrada da Wikipedia sobre o futebol espanhol:

http://en.wikipedia.org/wiki/Soccer

Veja todos as línguas disponíveis aqui.

4) Encontre um vocábulo em Vocab com o Wiktionary e lembre-se dele com o Wikiquotes

Use o Wiktionary - um dicionário livre editado pelos usuários para explorarem termos desconhecidos, aprenderem sinónimos e expandirem o seu vocabulário. Basta procurar algo em particular ou navegar através dos volumes de palavras no índice. Por exemplo, aqui está a entrada do Wiktionary espanhol para "actitud":

http://es.wiktionary.org/wiki/futbol

Veja todos os idiomas disponíveis aqui.

Depois de ter as palavras com que está trabalhando para a aprendizagem, ajude-se a si próprio a decorá-las através das citações do Wikiquotes. Por exemplo, aqui estão algumas citações em espanhol que usam a palavra "Futbol":

http://es.wikiquote.org/wiki/Futbol

5) Siga os eventos do mundo com o Wikinews

Se é um estudante intermédio ou avançado, então pode também estar interessado em seguir notícias e acontecimentos atuais para o país ou países em que a sua língua objetivo é falada. Por exemplo, veja as notícias de hoje em espanhol aqui:

http://es.wikinews.org/wiki/Portada

6) Leia o Wikibooks na sua língua objetivo

Também de interesse para alunos intermédios e avançados é, mais uma vez, o Wikibooks. No entanto, neste caso, envolve a leitura de livros na língua alvo no Wikibooks (em vez de aprender uma língua com um Wikibook de instrução). Por exemplo, aqui está o Wikibook sobre a língua espanhola e escrito em espanhol:

http://es.wikibooks.org/wiki/Espanol

Extra: Para o explorador poliglota

Para poliglotas e amantes de línguas, sinta-se livre para deleitar-se na multidão de tópicos com entradas na Wikipedia, em várias línguas. Isso envolve um pouco de surfing de estilo livre na Wikimedia, para ler sobre os tópicos que lhe interessam, na Wikipedia da sua língua objetivo.

Reunimos aqui (em inglês) um artigo sobre como fazer isso.